COVID informative material for native indigenous people

Uma ilustração serve sempre a um propósito, e para nós da Filtro, uma ilustração é sempre um universo de paradigmas que envolvem a criação, produção e o destino para o qual cada imagem se encaminha. No projeto XXXX, o objetivo era conseguir alertar a diferentes etnias indígenas da região dos Yanomami para os perigos de transmissão do COVID 19. Nós da Filtro elencamos uma equipe de mulheres que contou com a ilustradora @ Bruna Barros, a designer @ Júlia Valiengo, além da presença da ilustradora indígena da etnia Uitoto, do Amazonas, @Francy Silva Zafirekudo.

A mestre em Antropologia e pesquisadora associada ao ISA Ana Maria Machado, falante da língua Yanomami, coordenou a elaboração dos conteúdos que servem como um manual para os habitantes da região se cuidarem durante a pandemia.

Foram produzidos 90 banners e 2.300 cartilhas em quadrinhos, que estão sendo distribuídos em mais de 70 comunidades localizadas na Terra Indígena Yanomami. No território, que se estende por 96.650 km² nos estados de Roraima e Amazonas, vivem mais de 27 mil indígenas, espalhar estas ilustrações e panfletos, salva vidas. Essa é a força de uma imagem. Diversidade é o que nos move e está na essência de cada projeto que realizamos.

Bruna Barros e Julia Valiengo para Instituto Socioambiental – 2020
Bruna Barros e Julia Valiengo para Instituto Socioambiental – 2020

Compartilhe :

Twitter
Pinterest
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email