Ainda era novembro quando o amigo e consultor de pauta Brunno F.S.C me sugeriu “elencar os 10 melhores discos dos últimos 10 anos”. Pensei “Nossa! Que responsa!” Tanta coisa aconteceu nos últimos 10 anos, e tão rápido… O que que eu escutava mesmo em 2010? Não tinha Spotify, e muito menos uma playlist com a retrospectiva musical do seu último ano. Decidi que não ia encarar. É muita música boa, muita banda massa, daqui e da gringa. Entraria em colapso e não conseguiria escolher só dez.

Mas esse negócio de retrospectiva é legal né?! Então pensei que poderia eleger 10 capas de discos, afinal de contas somos uma agência de artistas visuais e tals… tudo a ver!

Pra facilitar a seleção, só disco nacional. E desconsiderei também aquelas que fossem fotografia pura, sem montagem ou alguma intervenção sobre. Fiz uma pré-seleção basicamente com os artistas que eu gosto (risos). Depois chamei os amigos Bruna Barros, Allen Alencar e Julia Valiengo e após acrescentarmos mais algumas capas no grupo de potenciais candidatas, elegemos as preferidas e finalmente chegamos nas 10 melhores capas da última década. Ufa! Para os críticos de plantão já adianto, a seleção foi bem parcial, bairrista e só tem som que a gente curte mesmo, mas modéstia à parte, achamos que ficou bem boa.

Por Gabis da Filtro

TOQUE DELA, Marcelo Camelo, 2011
Arte por Biel Carpenter
O DEUS QUE DEVASTA MAS TAMBÉM CURA, Lucas Santtana, 2014
Arte por Gregory Thielker
ENCARNADO, Juçara Marçal, 2014
Arte por Kiko Dinucci
MANUAL, Boogarins, 2015
Arte por Nei Caetano
MULHER, As Bahias e a Cozinha Mineira, 2015
Arte por Will Cega
ÁGUA BATIZADA, Negro Léo, 2016
Arte por Luiz Zerbini
SAMBAS DO ABSURDO, Rodrigo Campos, Juçara Marçal e Gui Amabis, 2017
Arte por Nuno Ramos
EM NOITE DE CLIMÃO, Letrux, 2017
Arte por Ana Alexandrino e Mariana Abasolo
DESASTRE SOLAR, Laura Lavieri, 2018
Arte por Laura Lavieri e Thany Sanches
MACUMBAS E CATIMBÓS, Alessandra Leão, 2019
Arte por Juliana Godoy e Gabriel Quintão